terça-feira, 30 de março de 2010

Policarpo de Esmirna

Há duas ou três semanas comecei a assistir as aulas de História da Igreja no seminário. Tenho sido muito edificada com essa matéria e ela desperta grande curiosidade no meu coração. No sábado retrasado o Pr. Marcelo comentou sobre o martírio de Policarpo, discípulo do apóstolo João e fui muito confrontada com o que ouvi.

Policarpo era Bispo em Esmirna e durante a perseguição da Igreja, aos 86 anos, foi preso e levado ao Governador que tinha a intenção de convencê-lo a negar a Cristo. Porém, Policarpo o surpreendeu com as seguintes palavras: "Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido Dele. Como poderei negar Aquele a quem prestei culto e rejeitar o meu Salvador?".

Essas palavras nos servem de exemplo depois de tantos séculos (aproximadamente 1900 anos). Muitas vezes servimos a Cristo esperando receber bênçãos, ou queremos servi-lo da nossa maneira e na primeira “tribulação” (que às vezes é apenas algo que não aconteceu do jeito que esperávamos) murmuramos e duvidamos da veracidade do chamado de Deus para nossas vidas e questionamos seus propósitos.

Policarpo foi condenado e ele mesmo subiu à fogueira testemunhando para o povo: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o Vosso nome adorável seja glorificado por todos os séculos".

Ele entendeu que morrer pelo Senhor era um privilégio. Hoje não sofremos mais perseguições desse tipo e não precisamos mais morrer fisicamente por causa de Deus, não aqui no Brasil. Mas quantas vezes durante o dia temos a oportunidade de escolher se vamos negar nosso Salvador ou não!?

Nossa vida é feita de escolhas e cada escolha nos leva a negar Jesus ou não. E assim como na vida de Policarpo, nem sempre escolher Jesus vai nos trazer a satisfação instantânea, mas com certeza é a escolha certa.

3 comentários:

  1. Essa matéria é top.

    Eu to simplesmente viajando nela, muito boa!!

    Quando eu pensava em história da Igreja antes, não conseguia ligar isso com o mover e o agir de Deus. Tipo, quando aprendemos sobre isso na escola, não dá pra enxergar que por trás disso tem a permissão de Deus.

    Tudo o que aconteceu no passado colaborou pra Igreja que temos hoje.
    Muito bom poder fazer essas ligações (da história secular com a historia do mover de Deus na igreja).

    ResponderExcluir
  2. Essa matéria só está me mostrando o quanto Deus é perfeito!

    Em breve mais posts sobre a História da Igreja

    Não percam! kkkkk

    ResponderExcluir
  3. GLORIA A DEUS , É ESSE O NOSSO DEUS VERDADEIRO ,QUI NOS LIVRA NA TRIBULAÇÃO VALE APENA SERVIR A ESSE DEUS.

    ResponderExcluir