sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Torrentes no Neguebe

"Restaura Senhor a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe." Salmo 126:4

Sempre li esse texto na bíblia, mas nunca me interessei em saber o significado dele. Decidi pesquisar e entender o que o salmista quis dizer usando o deserto do Neguebe como exemplo. O deserto do Neguebe foi o lugar para onde Davi fugiu ao se escoder do rei Saul, então, conhecia o lugar muito bem.

O Neguebe é uma região muito árida, localizada hoje no extremo sul da Palestina. É o lugar mais baixo da região, cercado por cordilheiras. Um lugar completamente seco, até ser inundado por chuvas serôdias que regam toda a região desértica. Devido as águas que escorrem pelas encostas dos montes, são formados vários riachos pela região. Quando a chuva pára a água começa a ser evaporada, os riachos formam um córrego e vai secando naturalmente. O  Neguebe, transforma-se então, em um lindo jardim com um verde visto somente naquela região.

Voltando ao salmo 126, no verso 1...
"Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha."

É necessário buscar a restauração diária do Senhor, para que as coisas terrenas não tomem nosso coração e nos impeçam de sonhar aquilo que Deus idealizou para nós. Para isso é preciso clamar pela abundante chuva dos céus.

Só Deus pode inundar nossos desertos.

11 comentários:

  1. Lindo muito abencoado, Deus tava tocando em meu coracao para saber um pouco mais do que ele faz em minha vida e realmente e muito parecido com as torrentes do neguebe!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Esse feniomeno é so por DEUS mesmo.
    Estou fazendo essa campanha torrentes de neguebe.
    Ecomo0 Davi orou eu tambem estou orando.
    Para que DEUS restaure minha sorte como as torrentes de neguebe. para honra e gloria do senhor sou mais que vencedora. amem,

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso, pensava nessa passagem e não sabia o que o Salmista dizia. E hoje ela me veio ao coração de maneira muito especial. Louvado seja Deus que inspira canções de louvor.

    ResponderExcluir
  4. o meu ministerio de levitas é neguebi lugar de restauração

    ResponderExcluir
  5. Shalom Adonai, fiquei muito feliz com a revelação deste salmo,mas acredito não ser de Davi, pois fala de um periodo de cativeiro no qual davi não esperimentou.
    o texto referece ao momento de libertação de Israel do dominio babilonico. que Deus a todos abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Que o senhor continue derramando as chuvas da providência de Deus em sua vida e que possamos ser um instrumento nas mão do Senhor.

    Pb. Donato Jr

    ResponderExcluir
  7. Muito bonito, mas existe um pequeno equívoco, como o salmo trata-se do retorno do cativeiro Babilônico do povo de Israel para Jerusalém, este salmo jamais poderá ter sido escrito por Davi,pois o lapso de tempo é de aproximadamente 500 anos entre Davi e Babilônia,a bíblia não menciona o autor do salmo.

    ResponderExcluir
  8. É pessoal eu também sempre ouvi estas palavras mas nunca parei para meditar e hoje Deus através deste Salmo esta falando profundamente ao meu coração, estou clamando e pedindo todos os dias da minha vida para Deus mudar minha sorte e creio que no momento certo Ele vai agir ao meu favor. Amém e Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir